Ricardo-Gobbi-Logo-Cor-02Ricardo-Gobbi-Logo-Cor-02Ricardo-Gobbi-Logo-Cor-02-2Ricardo-Gobbi-Logo-Cor-02-2
  • Dr. Riccardo Gobbi
  • Consultórios
  • Artigos
  • Contato
WhatsApp
✕
Revisão da artroplastia total do joelho em paciente com amputação transfemoral contralateral: relato de caso
maio 3, 2019
Retalhos de Rotação para cobertura após Artroplastia total de joelho
maio 14, 2019
Categorias
  • Artroplastia / Prótese de Joelho
Tags

Resultados de Revisão de Artroplastia total do Joelho com haste não cimentada "Press-fit"

Revisão de artroplastia total do joelho é um procedimento desafiador que requer exposição cirúrgica ampla, cuidados na retirada do implante, restauração e correção de deficiências ósseas minimizando complicações para atingir resultados satisfatórios. Embora os resultados e longevidade da artroplastia total do joelho (ATJ) primária terem melhorado, o aumento no número de artroplastias primárias vem requerendo aumento no número e necessidade de artroplastias de revisão. A sobrevida e resultados clínicos da revisão de artroplastia são inferiores aos da artroplastia de joelho primária.

Uso de hastes extendidas é benéfica na melhora da sobrevida e dos resultados de revisão de artroplastia total do joelho. Os objetivos das hastes na revisão de artroplastia são: referência endosteal para o posicionamento do implante; passar defeitos ósseos; aumentar a fixação do implante; e reduzir stress na interface de osso danificado no fêmur distal e tíbia proximal.

O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados da revisão de prótese total do joelho em relação ao quadro clínico, funcional, qualidade de vida, alinhamento e movimento do joelho.

Os pacientes em estudo tinham indicação de revisão de artroplastia total de joelho não constrita ou semi-constrita com o uso de haste femoral e ou tibial não cimentadas. Os pacientes apresentaram uma melhora significativa clínica e funcional. Houve melhora também do alinhamento do membro comparando o pré-operatório com o pós-operatório. O arco de movimento também aumentou no pós-operatório. A média do arco de movimento no pré-operatório foi de 81 graus e no pós-operatório de 108 graus. A melhora funcional dos pacientes refletiu diretamente na melhora da qualidade de vida no pós-operatório.

Conclusão:

O resultado deste estudo corrobora com os resultados da literatura e confirma que existe melhora funcional e clínica nos pacientes submetidos à revisão de artroplastia total do joelho com fixação "press-fit" diafisária e fixação metafisária com cimento, comparando-se o pré-operatório com o pós-operatório.

Referência:

Results of revision total knee arthroplasty using press-fit cementless stem. Acta Ortop Bras. 2013 Jan;21(1):23-6.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

julho 26, 2021

Prótese do joelho assistida por robótica


Leia Mais
junho 8, 2019

Defeitos ósseos no joelho nas revisões de artroplastia


Leia Mais
junho 8, 2019

Dor na Ponta da Haste após Revisão de Artroplastia Total de Joelho


Leia Mais

dr_riccardo_gobbi

O Dr. Riccardo Gobbi é o atual Chefe do Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Médico Assistente do Grupo de Joelho (desde 2009). Autor e Co-autor de mais de 50 artigos científicos em periódicos indexados nacionais e internacionais, participando de diversas linhas de pesquisa. Professor Colaborador do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduado, doutorado e Pós-doutorado pela USP
Entre em contato

Ricardo-Gobbi-Logo-Cor-02-2

Contato

(011) 3151-2825
(011) 3256-1521

recepcao@movite.com.br

agendamentodwo@gmail.com
  • 0
    O seu joelho merece atenção
    julho 26, 2021
  • 0
    O nosso corpo fala
    julho 26, 2021
  • 0
    Artrose do joelho
    julho 26, 2021
© 2018 Riccardo Gobbi. All Rights Reserved. DPerrone | Sitese.
    WhatsApp