Reconstrução do ligamento patelofemoral medial com tendão quadricipital combinada com patelotibial medial com tendão patelar: experiência inicial
A luxação lateral da patela é responsável por 2% a 3% das lesões do joelho e é a segunda maior causa de hemartrose. A estabilidade da articulação patelofemoral é mantida por meio de interações complexas entre estabilizadores ativos, passivos e estáticos. Os ligamentos mediais responsáveis pela estabilidade da articulação patelofemoral são o ligamento patelofemoral medial, o ligamento patelotibial medial e o ligamento patelomeniscal medial. Existem muitos estudos sobre o ligamento patelofemoral medial (LPFM) que é o principal estabilizador da patela. Entretanto, pouco se conhece sobre o ligamento patelotibial medial (LPTM) e ligamento patelomeniscal medial (LPMM). O LPTM e o LPMM parecem ser importantes para manter a cinemática normal da articulação patelofemoral ao longo de toda a amplitude de movimento e, especialmente, em graus mais altos de flexão.
O tratamento cirúrgico da instabilidade patelar geralmente consiste na reconstrução do LPFM lesado associado ou não com um procedimento adjuvante para melhorar o alinhamento e congruência da articulação patelofemoral. Diversos tipos de enxertos para reconstrução do LPFM com bons resultados têm sido descritos. Estar confortável com o uso de diferentes tipos de enxertos possibilita a individualização do tratamento. A reconstrução de um dos ligamentos do restritores secundários (LPTM ou LPMM) pode diminuir o estresse no LPFM e melhorar os resultados funcionais, especialmente em pacientes com risco aumentado de recidiva da instabilidade.
O objetivo deste artigo foi apresentar e avaliar resultados iniciais de uma técnica cirúrgica nova para a reconstrução combinada do LPFM e LPTM.
A reconstrução combinada do LPFM utilizando o tendão quadricipital com a reconstrução do LPTM com o tendão patelar é tecnicamente segura e apresentou bons resultados clínicos objetivos e subjetivos nessa série de casos inicial.
Referências:
Reconstruction of medial patellofemoral ligament using quadriceps tendon combined with reconstruction of medial patellotibial ligament using patellar tendon: initial experience. Rev Bras Ortop. 2016 Jan 13;51(1):75-82.