A primeira cirurgia brasileira para implante de prótese do joelho assistida por robô foi realizada recentemente, com cobertura moderada pela mídia.
⠀Observamos com interesse, pois avançamos para uma medicina assistida por tecnologia, combinando forças para a transformação da vida das pessoas. O que antes era ficção científica, vem se tornando realidade.
⠀O robô utilizado para auxiliar o implante da prótese de joelho auxilia o cirurgião para que o planejamento seja atingido com precisão e eficiência, oferecendo ao cirurgião uma checagem do resultado de suas decisões. O robô não toma decisões, mas oferece feedback e auxilia a obtenção da posição desejada pelo cirurgião.
⠀É importante ressaltar que a melhora da precisão obtida com o robô não se traduziu em aumento do tempo de vida útil da prótese e nem em melhora funcional. Ainda são necessários estudos de maior seguimento para confirmar essa teoria.
⠀Talvez seja uma ferramenta de maior valia em casos mais complexos ou para cirurgiões menos experientes e/ou em treinamento, apesar do potencial de auxiliar em qualquer equipe médica. A relação custo-benefício deve ser discutida individualmente entre o médico e paciente. E obviamente o treinamento adequado é fundamental para se aproveitar todo o potencial do sistema.