Dissecção por camadas e uma descrição de suas camadas superficiais e profundas.
O ligamento anterolateral do joelho (LAL) embora descrito em 1879 por Segond, teve sua importância reconhecida apenas recentemente. Estudos biomecânicos recentes demonstraram que a função do LAL envolve a restrição da rotação tibial em relação ao fêmur, justificando sua importância na estabilização do joelho. Mesmo assim, existem alguns estudos que questionam essa importância. Embora o LAL tenha sido descrito anteriormente em vários estudos anatômicos, não existe consenso sobre seus parâmetros anatômicos. A diferença mais prevalente entre estes estudos, está na sua origem femoral.
Este estudo teve como objetivo realizar uma dissecção anatômica por camadas no mesmo joelho com a intenção de caracterizar as 2 variantes descritas para o LAL e de realizar uma análise histológica das estruturas encontradas. Foi realizada a identificação de 2 variantes descritas para este ligamento: a camada superficial localizada imediatamente abaixo do trato iliotibial (TIT) e a camada profunda localizada dentro da cápsula anterolateral.
O principal achado deste estudo foi a identificação de 2 camadas distintas do LAL, superficiais e profundas, com a confirmação do aspecto histológico da presença de um ligamento verdadeiro em ambas.
Os achados sugerem que o LAL deve ser considerado como uma unidade funcional com papel em extensão e flexão, e este duplo papel deve ser considerado nas discussões sobre sua reconstrução. Portanto, devemos considerar estas estruturas como um complexo ligamentar anterolateral do joelho, consistindo na camada superficial e profunda do LAL, a cápsula anterolateral e fibras do trato iliotibial.
Referência:
Why Do Authors Differ With Regard to the Femoral and Meniscal Anatomic Parameters of the Knee Anterolateral Ligament?: Dissection by Layers and a Description of Its Superficial and Deep Layers. Orthop J Sports Med. 2016 Dec 22;4(12)