A cartilagem dos nossos joelhos tem função de amortecimento e deslizamento, permitindo o movimento e distribuição de cargas adequada durante qualquer atividade.
⠀As lesões condrais (condral se refere à cartilagem), podem ser provocadas por diversas situações, seja um único episódio de excesso de carga como eventos traumáticos (entorses, acidentes ou fraturas), ou também através de episódios cíclicos repetitivos de menor magnitude ou por um processo degenerativo.
⠀Os principais sintomas são dor e edema no joelho, sendo que também podem vir acompanhadas de estalidos e crepitações. Algumas lesões condrais podem ser assintomáticas, e outras podem evoluir com degeneração articular e osteoartrose.
⠀O histórico do paciente, os exames clínicos e de imagem são os recursos utilizados para o diagnóstico da lesão. A primeira abordagem de tratamento costuma ser não cirúrgica, como o uso de medicamentos para alívio da dor, ajuste das sobrecargas e fisioterapia. Porém, pacientes que apresentam lesões grandes e/ou fragmentos condrais destacados, com bloqueio do arco de movimento, ou pacientes que falharam ao tratamento clínico podem ser submetidos ao tratamento cirúrgico.
⠀A escolha do tratamento será sempre de forma individualizada, e hoje contamos com excelentes técnicas e trabalhos avançados no campo da reconstrução da cartilagem. Provavelmente o tratamento cirúrgico das lesões condrais tenha sido o campo em que mais novidades surgiram na cirurgia do joelho nos últimos anos.