Efeito da contração muscular na cartilagem
Vários estudos in vitro e em animais mostram que uma certa quantidade de carga mecânica e movimento articular é necessária para manter a morfologia normal da cartilagem, composição bioquímica, e propriedades biomecânicas. A lesão da medula espinhal (LME) causa diminuição da massa muscular, da função cardiovascular e da densidade óssea devido à ausência de contrações musculares. Estudos mostraram diferenças na espessura da cartilagem patelar e tibial, principalmente o adelgaçamento progressivo (atrofia), em pacientes com LME comparados com voluntários saudáveis pareados por idade devido à ausência de carregamento normal da articulação e movimento. Estas diferenças podem ser devidas a nutrição inadequada da cartilagem e ausência dos efeitos benéficos de carga e movimento articular, que são de grande importância para a manutenção da integridade morfológica e funcional da cartilagem articular. Uma razão importante para esse afinamento da cartilagem é a imobilização. Alguns autores sugerem que exercícios como o movimento passivo contínuo pode impedir este tipo de alteração.
No entanto, acreditamos que a evidência publicada é insuficiente para concluir que esse tipo de movimento na ausência de contrações musculares pode prevenir o dano da cartilagem articular. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da completa ausência de contrações musculares na cartilagem humana.
Este é o primeiro estudo que fornece evidências de degradação precoce da cartilagem ao realizar ressonância magnética (RM) com mapeamento T2 em pacientes com lesão medular. Todos os pacientes foram submetidos à RM em ambos os joelhos assim que as condições clínicas foram estabilizadas e depois de seis meses da lesão medular inicial. As regiões de interesse consideradas foram as a patela e a tróclea.
A adição de uma sequência de mapeamento T2 a uma rotina de protocolo de RM melhorou a sensibilidade da detecção de alterações de cartilagem na articulação do joelho, possibilitando a identificação de degeneração precoce da cartilagem.
A ausência de contrações musculares parece ser prejudicial à cartilagem do joelho humano normal, mesmo na presença de movimento.
Referência:
Effect of muscle contractions on cartilage: morphological and functional magnetic resonance imaging evaluation of the knee after spinal cord injury. Rev Bras Ortop. 2016 Feb 2;51(5):541-546.