É uma prática comum as pessoas sentirem um incômodo ou uma pequena dor no joelho e deixarem de procurar uma solução em um primeiro momento.
⠀Quando esta dor se torna persistente (crônica), causa um grande desconforto e impactos em atividades de rotina simples como subir e descer escadas e até mesmo ao dirigir. Geralmente, é nesta etapa em que a pessoa costuma buscar ajuda médica.
⠀O primeiro passo ao consultar um profissional é a correta identificação das causas da dor, uma vez que elas podem ser muito variadas e geradas a partir da decorrência de um processo degenerativo ou inflamatório. Em qualquer um dos casos é fundamental que você não ignore os incômodos iniciais, mesmo que lhe pareçam sutis.
⠀Procure um ortopedista para examinar suas articulações, a fim de evitar quadros mais complexos no futuro, o diagnóstico precoce da causa fará toda a diferença na condução do tratamento e na sua reabilitação.
⠀Idealmente, todas as pessoas sedentárias que querem iniciar exercícios físicos, deveriam ter orientação profissional para a escolha e cuidados com as atividades físicas. A prevenção, apesar de aceita como a melhor forma de se evitarem lesões, ainda é muito precária em nossa realidade.
⠀Se você já sentiu, ou conhece outras pessoas que reclamam de dor no joelho, compartilhe este post para ajudar mais pessoas a buscarem ajuda precocemente.