A reumatologia é especialidade que trata doenças do sistema musculoesquelético. O termo doença reumática se refere tipicamente a situações que envolvem participação do sistema imunológico na agressão aos tecidos, a chamada auto-imunidade (principal exemplo é a artrite reumatóide).
⠀Porém, a atuação dos reumatologistas não se restringe a essas doenças; tratam também de: artrose (osteoartrite), fibromialgia, osteoporose, entre outras.
⠀Nos joelhos, as doenças reumáticas podem apresentar, os seguintes sinais e sintomas:
⠀• Dor.
• Vermelhidão, calor e edema (inchaço).
• Dificuldade para movimentação, especialmente pela manhã (rigidez matinal).
Para o paciente, é difícil saber quem será o responsável pelo tratamento, se o ortopedista ou o reumatologista, já que ambos atuam de forma muito próxima. De forma bastante simplista, queixas de perfil inflamatório (queixas não relacionadas a fatores mecânicos como esforços) e multifocais em geral tendem a ser mais da alçada do reumatologista. Queixas mecânicas e unifocais, do ortopedista.
⠀Com frequência esses dois especialistas trabalham juntos, otimizando o cuidado com o paciente. Pacientes com artrite reumatóide são acompanhados por reumatologistas, e encaminhados a ortopedistas quando precisam de cirurgia.
⠀Portanto, não estranhe caso seu ortopedista encaminhe ao reumatologista, e vice-versa.