Desenvolvimento de um Programa de aloenxerto osteocondral fresco fora da América do Norte
O aloenxerto osteocondral fresco é um procedimento estabelecido para o tratamento de grandes lesões osteocondrais do joelho. Muitos cirurgiões nos Estados Unidos e no Canadá publicaram seus resultados de transplante de aloenxerto osteocondral para tratar uma variedade patologias como defeitos pós-traumáticos, tumores, defeitos osteocondrais, osteocondrite dissecante, osteonecrose, e casos selecionados de doença degenerativa do joelho. Os resultados clínicos favoráveis deste procedimento levaram à crescente popularidade do transplante de aloenxerto fresco. A inclusão deste procedimento como parte do reparo da cartilagem no o tratamento de lesões condral ou osteocondral no joelho é rotina em locais onde os aloenxertos frescos estão prontamente disponíveis. Além dos Estados Unidos e Canadá, o Intituto Rizzoli em Bologna, Itália, tem um programa estabelecido de aloenxertos osteocondrais.
O objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento de um protocolo de aloenxerto osteocondral fresco de aquisição, processamento e cirurgia para utilização no Brasil e descrever os passos recomendados para tornar os aloenxertos osteocondrais frescos uma opção de tratamento viável em um país sem histórico de doação de cartilagem.
O presente estudo representou o primeiro relato de transplante de aloenxerto osteocondral fresco na América do Sul. Cada país tem regulamentos exclusivos que precisam ser considerados. O banco de tecidos do Hospital das Clínicas de São Paulo é responsável pela maior distribuição de tecidos musculoesqueléticos em todo o país. Incluímos nesse estudo apenas pacientes de 15 aos 45 anos de idade que sofreram lesões traumáticas ou adquiridas do joelho, com lesões maiores que 4 cm². Todos os enxertos foram obtidos de doadores de órgãos após doação de outros órgãos. A obtenção de enxertos em necrotérios ou bancos de tecidos não é atualmente possível no Brasil. Este fato limita o número de enxertos disponíveis para transplante.
As imagens radiográficas do pós-operatório dos pacientes mostraram incorporação dos enxertos sem formação de cistos ou colapso dos enxertos. A cirurgia permite retorno às atividades diárias e para esportes de baixo impacto. O nível de satisfação com o procedimento foi alto entre todos os pacientes.
Concluímos que o desenvolvimento de um programa de aloenxerto osteocondral é viável e envolve vários níveis de abordagem. Embora seja uma tarefa difícil, é possível desenvolver esse programa se a doação de órgãos e bancos de tecidos estão disponíveis no país. Apesar dos resultados preliminares animadores deste estudo, o aumento na disponibilidade de enxerto é necessário para disseminar esse procedimento em todo o país.
Referência:
Development of a Fresh Osteochondral Allograft Program Outside North America. Cartilage. 2016 Jul;7(3):222-8.